Entrevistas - Web Site Oficial da escritora Vera Carvalho, criadora do detetive Alyrio Cobra

Site Oficial da Escritora
Ir para o conteúdo

Menu principal:

ENTREVISTAS

Entrevista para o blog Tomo Literário

Vera Carvalho Assumpção é autora do livro Royal Destiny, finalista do Prêmio Aberst de Literatura. Ela falou ao Tomo Literário sobre seu contato com a literatura, sobre a criação de sua obra, sobre Alyrio Cobra – seu principal personagem. Falou ainda sobre o mercado literário, processo de criação, novos projetos e muito mais. Confira a entrevista.

Vera Carvalho Assumpção e o livro “Alyrio Cobra – Imagem Restaurada”

Entrevista para o site conexão literatura, créditos Ademir Pascale

Mandalas Translúcidas

Resenha por Ana Paula Laux

A aventura digital de Alyrio Cobra

A vida de um escritor brasileiro do gênero policial não é nada fácil. Além da dificuldade de encontrar editoras interessadas, eles sofrem a concorrência impiedosa de grandes nomes estrangeiros e seus best-sellers formatados na ciência forense e visões high tech.

Felizmente, a internet e o e-book têm oferecido uma saída para esse “caso insolúvel”. Um bom exemplo é o livro “Peças Fragilizadas”, de Vera Carvalho Assumpção, que no fim de 2012 ocupou por algumas semanas o topo dos romances policiais entre os e-books mais vendidos pela Amazon. Não foi a primeira obra da autora brasileira a figurar no topo do ranking, mas Vera retumbou o feito nas redes sociais, revelando sua verve de ativista literária cibernética.

Com cerca de 30 anos dedicados à escrita e colecionadora de várias premiações, Vera é a criadora do detetive paulista Alyrio Cobra, protagonista de três romances. Nesta entrevista para o Kbook, ela fala da carreira, de sua paixão pela história, especialmente de São Paulo, e do universo virtual, que considera um caminho para democratizar o acesso do leitor às obras literárias.
Confira a entrevista na íntegra

Paisagens Noturnas

Resenha por Elaine Paiva

Paisagens Noturnas

Vera Carvalho Assumpção

Romance policial. O detetive Alyrio Cobra é contratado por um rico executivo para investigar um caso aparentemente solucionado pela polícia. A professora assassinada era sua irmã e impedia a venda de drogas nas salas de aula. Dois alunos confessaram o crime e a polícia concluiu o caso.

Vera Carvalho de Assumpção é escritora, ganhadora de vários concursos de contos, autora do Romance Maria Eugênia, PAISAGENS NOTURNAS(2003), apresentando o detetive Alyrio Cobra e A VIAGEM VIRTUAL (2004) um conto Juvenil.

Além dos livros publicados Vera mantém em seu sites os romances disponíveis para Download PDF: Os Links abaixo serão direcionados para a editora virtual www.hotbook.com.br, depois é só clicar na capa do livro a sua esquerda da tela.

A Feiticeira Redescoberta: Roberto havia deixado um bilhete de despedida para a mãe e um vidro vazio de veneno na gaveta. Porém, dona Cacilda Costa Medeiros não acredita que seu filho único tenha se suicidado ingerindo cianureto. Um pressentimento contrário a todas as evidências impede-a de acreditar no óbvio. Ela contrata um detetive a fim de provar que o suicídio foi um assassinato.

A Pesca Milagrosa: “O romance, A PESCA MILAGROSA, conta em estilo folhetinesco, alguns fatos da história recente do país. A ação ocorre no final da ditadura militar e o começo da Nova República, quando havia a certeza de que com os militares saindo do poder, o inimigo estaria derrotado. A narrativa vai mostrar que, mesmo quando o país se julgava num contexto novinho em folha, a máquina estatal continuava a mesma. E pior, as pessoas, cada vez mais, imitavam o comportamento dos poderosos tirando vantagens e passado por cima do que fosse preciso para se sair bem.

Virgínia e seu Labirinto: Na época em que o Brasil saía da ditadura, em São Paulo, um casal de classe média alta é encontrado assassinado na própria cama. A família, os amigos, os filhos e a polícia se dirigem ao local do crime e criam um verdadeiro caos onde muitas provas se perdem. Com os escassos elementos que restaram, ainda há pessoas tentando camuflar as poucas evidências.Em meio às confusões de seu cotidiano de trabalho e vontade imbatível de vencer na vida, Virgínia, uma estilista dona de butique que também era amante do morto, irá enveredar pelos meandros do caso e acabará se deparando com a solução.

Para ler o primeiro capítulo de Paisagens Noturnas, ou comprar clique aqui.

Para conhecer a escritora acesse a área de links Escritores no Menu do Blog.

Royal Destiny por Thayná Campos

Resenha por Thayná Campos

Royal Destiny, de Vera Carvalho, é um romance policial que narra duas histórias de forma paralela e quase independente. Alyrio Cobra é um investigador profissional que se depara com uma mulher fascinante num cruzeiro saído de Veneza. A mulher, Clarisse, confessa um assassinato e mantém o investigador preso à sua narrativa. Por outro lado, no Brasil, George, amigo de Alyrio, dedica-se a uma investigação sobre um esqueleto encontrado na região de Guarapiranga, em São Paulo.

A narrativa do livro é de excelente qualidade. A forma como a autora consegue narrar duas histórias simultaneamente e não se perder nos enredos só faz com que a atenção do leitor seja mais cativada a cada página. Ter duas histórias sendo contadas traz ainda mais suspense, curiosidade e voracidade pelo livro. O texto de Vera Carvalho, apesar de ainda precisar de revisão, é leve e envolvente. A simplicidade da escrita confere leveza ao texto e dá uma fluidez muito interessante à narrativa. Royal Destiny é um livro que não dá para largar. De tão prazerosa, a leitura acaba sendo rápida.

São poucos os personagens envolvidos em toda a trama de Royal Destiny, mas eles são tipos intrigantes. Alyrio Cobra, o personagem principal, é um detetive tentando se recuperar de um trauma. Seu background é apresentado e dá força ao protagonista, mas suas dores não são expostas a ponto de deixar a história pesada, repetitiva ou forçada. Clarisse, a mulher com quem Alyrio se encontra no navio, é fascinante. George, advogado, também é um homem cheio de feridas reavivadas pela investigação, mas se mostra um personagem maduro. Leilah, Otacília e Marcelo, três tipos que compõem o restante da narrativa, não são passíveis de tanta simpatia e identificação como os outros. São personagens um pouco sem sal que poderiam ter sido mais bem trabalhados para deixar a história mais interessante.

royal destiny
Capa do livro. Foto: divulgação
Considerando-se isto, fica fácil explicar o porquê de uma parte da história ser tão boa e a outra não ter o mesmo nível. O enredo de Clarisse confessando um assassinato a Alyrio e contando sua vida amorosa é espetacular. Os dois personagens têm uma sintonia perfeita e se encaixam muito bem. A narrativa prende o leitor até o último segundo e deixa a vontade de acompanhar os dois por muito mais tempo. Por outro lado, a história que se passa no Brasil não é tão envolvente. George é um homem interessante, mas os outros personagens que compõem o cenário não provocam empatia. Além disso, o mistério parece resolvido de forma um pouco forçada. Um segredo é guardado por anos dentro de uma família e é revelado quando um simples estranho pergunta… Isso incomoda um leitor que com certeza esperava mais da história, dada a qualidade narrativa apresentada em toda a obra.

O desfecho da história de Alyrio e Clarisse é muito bem construído e verossímil. É um final merecido, digno do que foi construído durante o enredo dos dois. A conclusão para o mistério de Leilah, Otacília, Marcelo e George ganha um plot twist que realmente recupera as partes óbvias da história e salva o enredo dos quatro, já que a autora não conseguiu segurar até o fim a primeira reviravolta da história, fazendo com que o leitor pudesse supor o que estava por vir. Vera Carvalho deu às suas histórias desfechos dignos.

Royal Destiny é um livro de muita qualidade. A simplicidade da escrita e das histórias dá a sensação de que Agatha Christie pode ter sido uma grande inspiração da autora. O estilo sem muitos floreios, com personagens rápidos e narração linear e clara reforça essa ideia. A obra de Vera Carvalho vale cada segundo e deixa o desejo de ler mais de seus escritos. Alyrio Cobra e Clarisse merecem ter suas histórias continuadas. E é muito difícil que alguém que tenha lido Royal Destiny não queira continuar acompanhando esses dois.

Paisagens Noturnas por Luiz Eduardo Matta

Quando saiu o primeiro livro do Alyrio Cobra, Paisagens Noturnas,
Luis Eduardo Matta , escreveu esta matéria muito interessante.

Resenha sobre a autora no blog Acontecendo de Mag Bahia

VERA CARVALHO ASSUMPÇÃO, A ESCRITORA PAULISTA NA TRILHA DOS POLICIAIS.
Emoções à flor da pele, enquanto você lê esta talentosa escritora que tem muito a revelar. Vale à pena! É atenção prendida desde o início até a última página.
Uma vantagem, a virtualidade que nos permite um preço camarada por conteúdo de ótima qualidade.

Mandalas Translúcidas por Grazielli Moraes

Mandalas Translúcidas - Vera Carvalho Assumpção
Guardar Guardar
Categorias Literatura Brasileira, Resenhas, Zap Book
Oi gente, hoje após algum tempo (sei que estive ausente quanto às resenhas, mas estou de volta \o/) trago pra vocês a resenha de um dos livros do Detetive Alyrio Cobra, da autora, amiga e parceira Vera Carvalho Assumpção, da editora também parceria ZapBook.

para continuar lendo acesse o link

Paisagens Noturnas por Lucas Dallas


Vídeo resenha do livro Paisagens Noturnas

PAISAGENS NOTURNAS, PRIMEIRA INVESTIGAÇÃO DO DETETIVE ALYRIO COBRA, NA PLATAFORMA KDP

“Vera constrói tramas ricas, com detalhes sutis, recriando uma São Paulo do século passado sob o nevoeiro, tal como uma Londres dos trópicos. Pistas estão espalhadas pela história e convidam o leitor a viver na pele seu detetive em inesperados acontecimentos.”

Setembro Policial - Peças Fragilizadas

Recebi o livro da autora, Vera Carvalho no ano passado, logo após a realização do #SetembroPolicial 2017, então resolvi deixar a leitura para a edição do projeto deste ano.

Na trama de Peças Fragilizadas, o detetive Alyrio Cobra, é contratado por Joca, o assassino - Assassino de aluguel e chefe do tráfico de drogas -.

Segundo prefaciado por Nic Nilson...
... Para Alyrio, o detetive, não é apenas um caso, mas o caso no qual ele não estará com sua lupa a olhar de fora, ele é uma peça nessa engrenagem bandida. Sua missão é municiar o assassino com informações para que também se mantenha vivo! Nunca ninguém precisou tanto de um assassino para manter a própria pele!


Mercia Machado

Livro Peças Fragilizadas

Recebi como cortesia um exemplar do livro Peças Fragilizadas oferecido pela autora Vera Carvalho Assumpção para leitura. O que fiquei muito satisfeito!

O livro Peças Fragilizadas publicado pela Editora Laços não é um livro de gestão mas indico para todos aqueles que queiram saber como é o mundo paralelo das “máfias” e negociatas existentes nas muitas ramificações de negócios onde os políticos conseguem colocar os seus tentáculos.

O Livro conta a história de Alyrio Cobra um detetive que foi contratado por Joca, um assassino e traficante para impedir a sua própria morte. Joca fora contratado por homens poderosos para matar Nelson, empresário do ramo de vans em São Paulo que estava de posse de um dossiê.

Esse dossiê compromete muita gente graúda e Nelson estava se sentindo ameaçado de morte por esse pessoal. Ele tinha certeza que se encontrasse esse dossiê feito por Nelson sua vida seria poupada

A história se passa na capital paulista e é recheada de ação e mistério que prendem o leitor.

Alyrio, Joca e sua namorada Val e Domitila namorada de Alyrio me acompanharam na ida para o trabalho. O mais interessante é que eu ficava com vontade de saber quem seria a próxima “ peça fragilizada” já que para encobrir o crime cometido contra Nelson muitas pessoas estavam morrendo de forma misteriosa.

Pela leitura agradável e pela descrição do que acontece no mundo das negociatas políticas eu indico o livro Peças Fragilizadas. O livro tem 234 páginas e custa em torno de R$ 30,00.

Até a próxima!

Pedro Paulo Morales

O outro lado do crime: casos sobrenaturais

Olá amorecos, tudo bem com vocês?!
Hoje trouxe a resenha de um livro que recebi de parceria, mas antes, gostaria dizer que estou numa alegria enorme, pois recebi a declaração de um leitor do blog - por e-mail - que me deixou imensamente feliz e realizada. Adoro esses carinhos e considerações!

Mas vamos ao que interessa, resenha.
Pra começar, confesso que fiquei mega feliz porque além do conto da autora que me mandou o livro, há também dentre os contos, um conto de mais uma das parceiras do blog - Vera Carvalho Assumpção, além disso, pude conhecer um pouco da escrita de demais autores, sempre bom né!

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal